Fale conosco pelo e-mail dumanilazer@gmail.com ou ligue para (16) 98837-0698

Aço Inox pode enferrujar?

O aço inox reage igual ao aço normal (ferro) quando em contato com o oxigênio e também formam uma camada de óxido. No caso do aço normal (ferro) o oxigênio reage com os átomos ferríticos existentes onde formam uma superfície porosa (uma espécie de sujeira) que, não sendo removida expande a reação avançando assim para o estágio de “ferrugem” (oxidação estrema / corrosão).

No caso do aço inox, está situação acontece em uma proporção muito inferior e em alguns casos nula, pois o oxigênio em contato com o cromo existente no Inox inibe a reação e sendo assim, evita a corrosão.

Entretanto, a formação e resistência do inox dependem da sua composição, utilização, conservação e sua manutenção / limpeza. Aço Inox NÃO é inoxidável, mas sim resistente à oxidação!

São chamados de inoxidáveis pela sua resistência à corrosão atmosférica, pois devido à sua composição eles ficam menos reativos.

A expressão aço inoxidável nos dá uma ideia de um material que não se destrói mesmo quando submetido aos mais violentos abusos, mas na verdade isso não é verdade, pois ele só apresenta uma maior resistência à corrosão e se utilizado adequadamente pode até parecer eterno mesmo.

Saiba mais sobre o aço 304 e aço 316

> Linha Profissional - Inox AISI 304 (Garantia de 01 ano).

O Aço Inox 304 é utilizado por todas fabricas do ramo de piscinas no Brasil. Não é muito aceito fora do país, pois não o consideram adequado para uso em piscinas. O inox 304 é considerado material de boa resistência, porém NÃO deve ser utilizadas em piscinas com Gerador de Cloro automático, piscinas com àgua de poço artesiano ou uso em regiões afetadas pela maresia.

> Linha GOLD Inox AISI 316 (Garantia 04 anos).

O Inox 316 tem uso irrestrito na área do lazer, possui excelente resistência à oxidação, além de ser o inox mais adequado para uso em TODAS as piscinas, seu uso é especialmente recomendado nas piscinas com Gerador.

de Cloro automático, piscinas com água de poço artesiano ou uso em regiões afetadas pela maresia.

Sua excelente resistência não significa que ele esteja imune a manutenção, pois assim como no Inox 304, o 316 também deve passar por limpeza e descontaminação.

Atenção ! - A Garantia não cobre o uso inadequado.

 

Limpeza do Aço Inox

O Aço Inox é classificado por uma série de especificações que qualificam sua resistência e sua utilização, mas independente da sua utilização, o Aço Inox deve ser exposto à manutenção periódica no que diz respeito à sua Limpeza e descontaminação.

A limpeza é necessária para manter sua conservação e para evitar que forme sobre o Inox camadas de óxido que podem corroer do aço inox. No caso da descontaminação, essa se faz necessário quando por falta de limpeza ou outros fatores contaminantes tais como:

- Contaminação por outros metais;

- Acúmulo de produtos químicos corrosivos ou metais pesados na água;

- Danificação do aço por riscos ou outros impactos onde a camada protetora do aço inox é afetada;

No caso do uso em piscinas, as marcas dos respingos d'água clorada são inevitáveis, por isso é indispensável manutenção periódica, independente da resistência do aço.

Faça manutenção periódica, pois o cloro é um poderoso agente oxidante!

O usuário consciente deve fazer a manutenção periódica dos produtos em aço inox de sua piscina para

manter a aparência original do produto e evitar custos maiores no futuro.

Saiba como fazer a manutenção adequada:

- Faça a lavagem utilizando uma esponja de nylon aplicando detergente neutro.

- Ao fazer a lavagem, faça movimentos conforme a linha do Inox e não ao contrário para não provocar riscos.

Caso o acabamento do inox seja polido (espelhado), utilize espuma para não arranhar.

- Enxágue logo em seguida com água limpa e seque o produto com pano limpo.

Jamais utilize esponja de aço ou abrasivos para limpeza do Aço Inox!